sábado, 3 de outubro de 2009

* CIRCUITO COSTA VERDE E MAR





O Circuito Costa Verde e Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país. Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios com belas cachoeiras.
É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.
Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo oito no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha , Porto Belo e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luís Alves. Num total de 270 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas.

Na verdade, esse circuito pode ser feito tranquilo em seis dias (6 trechos), mas por opção e falta de tempo a minha ideia foi fazer em três dias (2 trechos por dia). Comecei o circuito no dia 10/10/2009 e, conclui dois trechos nesse dia, no dia seguinte foi concluído mais dois trechos, os dois últimos não foi possível fazer pelo fato de ter ocorrido uma forte chuva na região logo ao amanhecer. Mas no dia 01/11/2009 as duas ultimas etapas do circuito foi concluído com exito.




FOTOS:

* BEM VINDO!!!

Esse blog foi desenvolvido para expressar minha paixão de viajar pedalando, onde a glicose é o meu combustível, minhas pernas são os pistões, os meus músculos são os cavalos de potência e o líquido sinovial é meu lubrificante.
Enfim, viajar com uma bike pode soar como uma insanidade, e muitos dirão, “Boa sorte, eu tô fora!!!”. E um dia a loucura me convenceu, ou melhor, minha grande vontade de conhecer e explorar lugares e culturas novas. Desde então todo Km conquistado, cada etapa percorrida e cada cidade pedalada, tornaram-se a terapia perfeita e não a demência anunciada.
O quanto pedalar em um dia??? Essa resposta depende da topografia, do tipo de solo, da temperatura, do emocional, e principalmente de seus motores, se eles estão bem alongados, alimentados, hidratados, recuperados. Houve dias que pedalar 90 km fora tranquilo, e dias que 10 km quase me matou.
Com este blog eu quero apenas mostrar que é possível viajar de bicicleta, e que esse tipo de viagem permite interações muito diferentes com o meio ambiente (barulhos, cheiros, visuais), além de ser saudável e não poluente.
Mas cuidado, viajar de bike pode ser perigoso.........afinal que paixão não é feita de loucura?
Curta as fotos, leia os comentários, entre em contato. Curta esse blog!!!

PORQUE A BICICLETA

A bicicleta foi escolhida por ser um meio de transporte não poluidor e acessível à sociedade, cuja prática é saudável, proporcionando o contato direto com a natureza e a cultura dos lugares pelos quais passamos.Para realizar viagens de bicicleta é necessário planejamento, determinação, espírito aventureiro e preparação mental. Diferente de outras práticas esportivas, não é necessário muito preparo físico ou experiência para a realização do cicloturismo. O ciclista deve apenas ter paciência, saber respeitar seus limites e ter uma alimentação adequada.

MOTIVAÇÃO

A motivação para o cicloturismo é um reflexo da grande ambição da minha vida em explorar novos lugares, de fazer contatos enriquecedores com outros povos e culturas, e testar os limites da minha determinação fisìca e mental.Viajar de bicicleta é a forma mais ecológica de transporte que te permite a possibilidade de viajar em silêncio e sem uma janela a separar-te do país em que estás a viajar; usando a minha própria força natural permitindo todos os sentidos fazerem parte da experiência de viagem.

PARE E PENSE

Quando foi a ultima vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?
Quando a hora chegar eles dirão coisas vazias, não ouça.Eles proclamarão os flagelos da vida, mas tudo isso se dissolvera no ar quando você começar a suar. O tempo se encarregara dos que ficaram a imaginar as possibilidades, enquanto eles sonham, você dispara, não pare. Com medo que ninguém fosse por mim, eu fui, de alguma forma vá também, e ao partir você descobre que tudo aquilo que sempre disseram sobre o mundo estava errado, quando é você que esta la tudo ganha um olhar novo, qualquer sonho sem um passo é só um delírio, mas se você der o primeiro passo, já não precisa sonhar.